sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicas de Filmes: Direito de Amar.


Pois é, que surpresa foi assistir o filme “Direito de Amar” (ou “The Single Man” no original). Tempos atrás quando o estilista Tom Ford disse que iria se aventurar no mundo dos cinemas, muita gente torceu o bico ou achou que iria sair algo como “Another Gay Movie” bem purpurinado.

Mas, veio a surpresa, o famosos estilista (e gay assumido) assumiu o roteiro, a direção e a produção do filme. E o resultado foi um filme sobre homossexuais, sim foi como esperávamos, mas não foi esperada, a tamanha sensibilidade, igual a qualquer drama bem feito no cinema.

O filme foi estrelado pelo ator Colin Firth, que tem grandes sucessos na carreira como “Mamma Mia” e “O Diário de Bridget Jones”. Mas, saiu totalmente de sua famosa áurea de comédia e se saiu espetacularmente com um drama.

Ele vive o papel de George, inglês que se tornou professor nos Estados Unidos. Lá ele conheceu o ex-marinheiro Jim (Matthew Goode), e desde lá se tornaram um casal inseparável por 16 anos.

Ele tinha o casamento perfeito, um amor perfeito, uma casa perfeita e até um casal de cachorros perfeitos. Mas, sua vida vira do avesso quando em um terrível acidente de carro, seu grande amor Jim falece ao lado de seus cachorros.

Agora o cenário é uma casa vazia e uma vida sem o seu companheiro de 16 anos. O que lhe sobra? Um emprego de professor? Uma amiga que tem uma paixão platônica? Um vizinho preconceituoso? Um garoto de programa? O que o fará continuar sua vida?

E assim segue a história do filme, cheia de lembranças e uma espécie de despedida de George ao mundo. Pois, nele com certeza ele não quer ficar. Ao mesmo tempo, George é reapresentado ao que lhe envolve na sua vida e o que lhe faz bem. Ainda mais quando tem em seu caminho um jovem aluno interessado em que ele tem a lhe falar.

O filme tem uma fotografia belíssima, que é dividida com belos ângulos de câmeras e diálogos riquíssimos. Destaques a conversa que ele tem com sua grande amiga (e eterna apaixonada) Charley, muito bem interpretada por Julianne Moore, sobre o que é o relacionamento que ele teve. Além das participações do belo modelo Jon Kortajarena e até mesmo do interessado aluno vivido por Nicholas Hoult.

Bem, como posso dizer, o filme é hiper sensível (ainda mais para quem esta com seu relacionamento firme) e mostra o relacionamento gay como eu gosto, com extremo respeito. A história em geral pode até não ter muitas novidades, mas do jeito que é contada, se torna irresistível.

Veja o trailler:



Então vale a pena pegar uma sessão, pois com certeza, você sairá do filme pensando sobre muitas coisas. E mostra, que não podemos duvidar do talento de ninguém. Pois o estilista provou que pode ser um bom diretor e até melhor que muita gente que esta por aí, ou pretende ser. Então, se desligue um pouco das criticas de jornais e vai assistir com muito gosto. Pois o filme faz o que ele deve ser: um bom entretenimento.

Ass.: R

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails