quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Cor do Homem


Bem, quando vi esta imagem no blog de minha amiga virtual (conheça o blog Persiana Aberta clicando aqui), eu achei que dizia tudo. Por dentro, somos todos iguais. Somos carne e sangue.

Mas, por que a sociedade insiste em colocar rótulos, por que fingir que o preconceito é inexistente. Por que dizer: “não tenho nada contra negros.” Mas, não deixar nenhum deles fazer parte de seu circulo de amigos?

Estes dias estava dando uma matéria sobre as vagas para negros nas faculdades publicas, as famosas cotas. Bem, pode ser apenas uma opinião minha, mas criando esta cota, não deixa de ser um ato preconceituoso?

Não quer dizer, olha, eles não tem competência para passar no vestibular, e por isto terão uma vaga a parte. E vem aquela velha frase: “a lei áurea é uma farsa, os negros foram libertos, mas não foi dada nenhuma opção para eles.”

Mas, e as vitimas da seca do nordeste, o governo discute e não resolve nada. Assim, como têm negros, também tem brancos na mesma situação. E por acaso existe alguma cota para nordestinos da seca?

Eu sei, que não podemos simplificar tudo nisto. Que houve sérios debates e reuniões até chegar a tal cota, mas para minha pessoa, isto é um preconceito. Alguém entra na faculdade: “aquele ali entrou por conta da cota.”. Não sei para vocês, mas para mim seria humilhante.

Já que não queremos preconceitos ou rótulos, então para que tratamento especial, ou disseminação de cotas por cor de pele. A pessoa tem que ir la, medir em uma tabela de cores, para saber se esta dentro da cota?

Não estou levantando bandeiras, ou muito menos sendo preconceituoso. Apenas estou dando uma visão geral da coisa, vista por uma pessoa de fora.

E o pior é ouvir frases do tipo: “os gays são os negros de ontem.”. Quer dizer, antes os negros sofriam preconceitos e lutaram e venceram. Hoje, é a vez dos gays. Bem, isto é verdade? Os negros realmente venceram o preconceito?

Infelizmente, enquanto existir vida humana, o preconceito e os rótulos continuarão. Poderão ser apaziguados, mas, infelizmente, é uma característica de grande fatia dos humanos. Brancos ou negros ou pardos ou índios ou gays ou...

Ass.; R

2 comentários:

.Guh disse...

A cota é muito bonitinha na teoria. Mas na prática não dá certo. Seria uma medida temporária. Para o Estado mudar as condições do ensino básico e médio. Mas todos sabemos que isso não vai acontecer.
Simples Assim

.Guh disse...

quanto às camadas excluídas (por assim dizer), sei não, mas tenho a impressão de que sempre haverá um grupo de marginalizados. Ontem eram os negros, hoje talvez sejam os gays, ou os muçulmanos, na idade média eram as mulheres. Num tom mais descontraido, alguem sempre fica de fora da casinha

Leia também:

Related Posts with Thumbnails