sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dicas de Filmes: Contra Corrente

A pedidos, voltamos com mais dicas de filmes, que em grande parte são GLS (é claro).


Hoje trago a produção “Contra Corrente” (que também pode ser encontrada com os títulos “Contra Corriente” e “Undertow”), filme produzido em 2009 no Peru, e só agora apareceu em terras brazucas. Filme de uma sensibilidade impar, que mostra que a homossexualidade vai muito além do estereótipos mostrado em grande filmes do gênero.

Tudo se passa numa vila bem simples de pescadores, onde Miguel (vivido pelo ator Cristian Mercado) divide sua vida com o mar aonde vem seu sustento e o casamento com a esposa Mariela, que esta grávida de seu primeiro filho.

As coisas mudam com a chegada do fotografo e pintor Santiago, que vindo da cidade grande, se instala na vila para exercer seu talento. Com a amizade próxima a Miguel, acaba ganhando novas cores, e chegando ao extremo de um relacionamento gay.

Mas, um acidente no mar, faz com que Santiago desapareça, como ele já seguia toda a crença dos pescadores, que diz que sua alma só terá descanso quando seu corpo for encontrado e feito o funeral conforme a crença. Seu fantasma fica preso a vila.

E Miguel começa a viver um drama de conviver com sua mulher, ao mesmo tempo com o espírito de seu grande amor, que pode ir embora para sempre. E os eventos que vem a seguir (que não vou contar para não estragar o resto do filme), acaba colocando ele em cheque, assim como seu relacionamento com a família e os amigos.

Apesar deste tom sobrenatural, não pense que a coisa acaba no escracho como “Dona Flor e seus Dois Maridos” ou “Ghost”, e sim, tudo é tratado com todo o cuidado, e certo carinho pelo diretor e o escritor da trama.

Só sei que é uma experiência válida, e até um pouco dolorida de assistir, mas vale por todo o contexto, (que assim como “Brokeback Mountain” e “Pecados da Carne”) que sai totalmente dos centros urbanos e das velhas histórias de gays que contam por aí.

Uma curiosidade, durante o filme, eles assistem a novela brasileira “Direito de Amar” e elogiam a beleza do nosso falecido Lauro Corona.

Vejam o trailer



Ass.: R

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails