quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pré-Conceito


Calma! Não vou levantar bandeiras ou falar de preconceitos em si! Apenas vou falar sobre o pré-conceito que a gente tem para algumas situações. Coisas que criamos na nossa mente ou que nunca pensaríamos que poderia acontecer.

Estes dias atrás estava indo ao meu serviço, distraído com meu MP3 no ouvido, me deparei com um cachorro na minha frente, um lindo Labrador (para quem não sabe, eu amo e sou fanático por cachorros) ao olhar para cima, uma figura incomum segurando o animal por uma coleira especial.

Quem segurava o cão, era um rapaz muito bonito (com no máximo uns 22 anos), vestido um bonito terno alinhado e uma gravata prata. Mas, um detalhe me chamou a atenção: aquele pedaço de mau caminho era cego.

Aí que entra o bendito pré-conceito. O que me chocou não era que ele era cego, e sim um cego bonito e bem vestido. Na minha mente, era uma combinação impossível. E isto mostra como somos falhos em julgamentos e também em vincular um grupo a uma determinada característica ou tipo.

Você ser cego não significa que você não pode ser algo além do que a gente pré-determina. E isto acaba mostrando como também é difícil as outras pessoas nos enxergarem como homossexuais, pois não somos o biotipo mostrado na TV ou no conceito de pessoas “foras do meio”.

Um dia desses, o meu primo disse ao um funcionário de sua empresa que eu e L freqüentamos, e contou que somos um casal homossexual. Qual foi a primeira reação: “eles nem parecem que são”.

Este encontro com este rapaz que deixou de queixo no chão tão bonito, abriu meus olhos de como somos preconceituosos por nossos próprios pré-conceitos (desculpem a repetição), o que vale para refletirmos o quanto as outras pessoas foram criadas ou condensadas a ter uma imagem sobre o homossexualidade.

O que podemos fazer? Destruir o pré-conceito com uma bela dose de realidade. Se funcionou comigo, por que não pode funcionar com outros? ;)

Ass.: R

Um comentário:

Unknown disse...

ihhhh comigo nem tem dessa

outro dia na faculdade vi um negao lindo maravilhoso....ele era cego tb

ixi fiquei olhando o tempo todo.. mt delicia

e ontem eu vi um outro negao tb....ele tinha uma parte do braço meio q atrofiada...nao sei como descrever....na verdade nem foi a primeira coisa q eu reparei....eu fiquei olhando mesmo q ele era lindo.....desejando eu estava....e assim eu continuei ate ele sair da minha visao... acho q ele ate percebeu q eu tava secando o volume da calça....mas continuei la so desejando aquela coisa linda....
pena q o q era cego nao me viu olhando pra ele neh :(

Leia também:

Related Posts with Thumbnails