sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dicas de Filmes: Pecados da Carne


Antes de assistir a super-valorizada produção brasileira “Do Começo ao Fim”, vimos o trailler interessante da produção Israelita/alemã/francesa “Pecados da Carne”. Ficamos interessados e fomos ver a película.

O filme bem denso, interessante para quem conhece pouco da cultura judaica. Conta a história de Aaron, israelita e judeu. Respeitado entre sua comunidade e muito próximo dos rabinos. Casado com uma bela esposa, dedicada a casa, boa companheira e uma ótima cozinheira. E tem uma fila de belos filhos.

Tudo perfeito até herdar de seu falecido pai, o prestigiado açougue da família e dar continuidade ao comércio. Precisando de ajuda, coloca uma placa na frente do local dizendo que contrata novos funcionários.

Nisto que entra em cena o jovem Ezri. Bonito e charmoso, o jovem vem a Jerusalem para ficar com outra pessoa, mas não é correspondido e nem mesmo atendido por ela, o que deixa de mãos atadas no meio da rua.

Eis que vê a placa e se candidata a vaga, já que nem onde dormir tem na cidade. Assume o lugar de ajudante de Aaron e passa a dormir no pequeno cômodo acima do açougue ao qual o falecido pai de Aaron dormia.

Ali nasce uma amizade, que começa apenas de pupilo e depois passa a ser mais do que isto. Aaron se vê contra seus ideais, família e religião. E tenta de tudo entender o que acontece entre ele e o jovem. Mas, as coisas não ficam fáceis com a fama que já precede Ezri, de levar as pessoas ao descaminho. Com isto, a perseguição de quem os rodeia é enorme.

E assim segue o filme, sem apelar muito pela sexualidade, com nus discretos e uma delicadeza enorme em mostrar os conflitos de um pai de família contra o desejo por outro homem. Sem contar com toda a carga familiar e religiosa bem dosada, sem querer levantar nenhum tipo de bandeira ou defender um dos lados.

É muito bem ver uma história deste tipo, que é tão comum até fora da religião judaica. Contada sem nenhum momento querer apelar. Vale muito apena assistir a bela interpretação dos dois.

Veja o trailler:



Ass.: R

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails